sábado, 28 de abril de 2012

Por Trás de Um Grande Símbolo

Por trás do pássaro que ilustra a capa de Jogos Vorazes denominado Tordo ou Mockinjay, a diretora criativa da editora americana Scholastic, Elizabeth Parisi e o seu marido o ilustrador e professor de design, Tim O'Brien, foram os responsáveis por criar a visão deste pássaro que representa um importante símbolo em toda a trilogia.


A personagem principal Katniss recebe de presente um broche igual a este logo no inicio do primeiro livro, esse pássaro é capaz de imitar sons humanos, e pode ser considerado uma afronta a capital no contexto do livro, pois constitui uma criação não planejada, assim o pássaro se torna um símbolo que demostra união, esperança e resistência.
"Não é apenas uma imagem de um pássaro", disse O’Brien. "É algo vulnerável. É um símbolo que representa a personagem principal, Katniss, que é resistente e bonita ao mesmo tempo."
Quando Elizabeth Parisi recebeu o convite da Scholastic  para desenvolver um projeto para a capa da serie de Suzanne Collins ela pediu conselhos a seu marido, e assim, ambos contribuíram para a criação.
Ao criarem a capa da serie de livros eles não faziam ideia da magnitude da repercussão que o trabalho teria posteriormente graças aos ávidos fãs, cuja imagem passou a ser estampada em diversos lugares do mundo e foi a responsável para alavancar a carreira de ambos
"Você não tem controle sobre o que se torna seu trabalho mais popular. O mundo decide. Essa é a lição" disse Tim O'Brien.
O filho do casal orgulhoso de seus pais afirma:
"Meus pais ajudaram a iniciar o universo de Jogos Vorazes. E agora é um filme. É muito legal, pois todo mundo na escola os lê”.
Essa popularização dos livros que se deu por diversos fatores como a escrita e trama envolvente de Suzanne Collins, também contribui para a disseminação do Tordo, assim como o próprio símbolo favoreceu para um maior conhecimento da historia, já que quando é visto em algum lugar pode provocar certo estranhamento que acaba levando o observador a procurar saber mais sobre a ilustração, desse modo se torna extremamente importante tanto para representar a trilogia, e seus personagens como para divulga-la.
O símbolo que eles desenvolveram visualmente é extraordinário e não peca em nenhum momento, sendo fiel a descrição do livro e bem elaborado, rico em detalhes que nos proporciona uma sensação de um pássaro real e não apenas fictício, além do que ao tomar conhecimento sobre o significado do pássaro, ele se torna ainda mais deslumbrante.

Fonte: NYDailyNews.com

Um comentário:

  1. "Por Trás de Um Grande Símbolo" tá, mas não disse nada do significado etc. esse post foi inútil.

    ResponderExcluir